terça-feira, 1 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E MÍDIA

HISTÓRIA DA GUERRA DA SECESSÃO 


A Guerra da Secessão - é como é conhecida a Guerra Civil ocorrida nos Estados Unidos de 1861 a 1865, entre os Estados do sul e os do norte, motivados pela abolição da escravatura. 
A eleição do antiescravagista Abraham Lincoln para a presidência da República, em 1860, provocou a secessão dos Estados escravagistas do sul, que criaram em Richmond uma confederação liderada por Jefferson Davis.
A guerra começou quando forças confederadas comandados por Lee atacaram o Fort Sumter, um posto militar americano na Carolina do Sul, em 12 de Abril de 1861, e terminaria somente em 28 de junho de 1865, com a rendição das últimas tropas remanescentes da Confederação
Os sulistas venceram em Richmond e Fredericksburg, mas fracassaram em Gettysburg (julho de 1863). Enquanto sua frota, sob as ordens do almirante Farragut, tomou New Orleans (1862) e bloqueou os portos do sul, os nortistas ou federados, comandados por Grant, penetraram a oeste no vale do Mississípi, apoderando-se de Vicksburg (julho de 1863) e Chattanooga (novembro), separando da confederação os Estados a oeste do Mississípi. 
Sherman, após tomar Atlanta, atingiu o Oceano Atlântico em Savannah (dezembro) e venceu Johnstan em Betonville. As tropas de Grant tomaram Petersburg (abril de 1865), forçando Lee, cercado em Appomattox, a capitular em 19 de abril. A guerra deixou cerca de 620 mil mortos nos EUA, na época cerca de 2% da população americana, o mesmo total de mortos norte-americanos nas duas Guerras Mundiais.


PROTAGONISTAS:
LINCOLN, Abraham - nasceu perto de Hodgenville, no Kentucky, em 1809. Político influente norte-americano, era advogado e membro do Partido Liberal Conservador (Whig) e admirador de Jacson. Foi deputado de 1846 a 1848 e, a partir de 1854, aderiu ao novo Partido Republicano e juntou-se a uma campanha antiescravagista de grande repercussão. Sua eleição para a presidência dos EUA (1860) provocou a secessão dos dez Estados do sul e, em seguida, a guerra civil, que terminou somente em 28 de junho de 1865, com a derrota dos sulistas. Ironia do destino: cinco dias mais tarde, Lincoln, que havia sido reeleito, foi assassinado. Esse episódio mereceu especial atenção de Nizzi, que em parceria com José Ortiz, nos apresentou a aventura "Os Homens que Mataram Lincoln", uma história que vem à tona muitos anos depois do assassínio de Lincoln e que vem parar por acaso nas mãos de Tex e de Carson, os únicos que podem impedir que documentos explosivos caiam em mãos erradas .
General GrantGRANT, Ulisses Simpson - nasceu em 1822, em Point Plesant, no Ohio e foi o general que chefiou os exércitos nortistas no início da Guerra da Secessão. Derrotou os confederados sulistas em Belmont e apoderou-se dos fortes Donelson e Henry (1862). Em 1863 ocupou Vicksburg e o vale do Mississípi. Comandante do exército nortista, depois da guerra foi nomeado general do Exército dos EUA (1868) e Secretário da Guerra. Nesse mesmo ano foi eleito presidente dos EUA, apoiado pelos republicanos radicais, reelegendo-se em 1872. Sua presidência foi marcada pelo fortalecimento do capitalismo industrial e pela resistência sulista contra as transformações ocorridas depois da guerra: foi nesse período que a Ku-klux-klan começou a agir contra os carpet-baggers e contra a introdução do "sistema dos espólios". Grant faleceu em Mount MacGregor, próximo de Saratoga, Nova Iorque, em 1885.
LEE, Robert Edward - nasceu em 1807, em Stratford, na Virgínia e foi o general norte-americano que chefiou os exércitos sulistas durante a Guerra da Secessão. Venceu os nortistas em Richmond, em Fredericksburg (1862), em Chancellorsville (1863) e marchou sobre Washington. Foi derrotado em Gettysburg (1863), tendo que capitular em Appomattox (1865). O general Lee morreu em Lexington, na Virgínia, no ano de 1870.

Link: http://www.texbr.com/mundodetex/epocahistorica/guerrasecessao.htm 

Este texto explica o processo de formação dos Estados Unidos, através do conflito civil dos Estados do Norte e do Sul, relatando os conflitos que existiram entre os povos do norte e do sul, apresentando também os seus protagonistas. Queremos mostrar neste espaço como uma guerra cívil tem efeitos desvastadores quando questões que poderiam serem resolvidas em tribunais ou assembleias passam para o campo de batalha aonde o mais fraco após anos de perdas são derrotados e quem paga são os milhares de homens convocados para serem soldados morrem por ideais que as vezes nem são seus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário